Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

OSMAR DILLON, UM ARTISTA DE VANGUARDA

 

(cópia de um texto manuscrito, incompleto, de

Da, nirham: eRos

(pseudônimo de Antonio Miranda nos anos 50 e início dos anos 60 do século XX) 

 

 Compiaremos agora um texto incompleto, em manuscrito, que em certo ponto enfoca a obra de nosso amigo [daqueles tempos...] OSMAR DILLON

 

     (...) “Este problema nos liga a Mallarmé. Não é ingrato que quase todos o tomam como “antevisor”, jamais se tenham preocupado com o conteúdo de sua obra, tão somente dando importância à estrutura de seus poemas e ao alcance de suas teorias?  Afinal, quando, entre nós, se analisou a poesia e não o estilo do mestre francês?
Por que o seu “simbolismo”, a mensagem de sua poesia apenas importou àqueles, no nosso país, que se desinteressaram totalmente com problemas de estrutura e estilo?  Até onde sua importante aproximação entre o conteúdo e a estrutura, e quando isso deixará de ser utopia, contribuindo com uma verdadeira linguagem?
Não pretendemos responder; ainda não temos dados suficiente, ainda que alguns já se apresentam. Deixamos, todavia, o caminho aberto para que outros se manifestem. Num país onde os poetas não se reúnem senão em grupinhos gremiais ou para uma “bolacha dançante”, onde raramente interessam os seminários de cultura (abrindo exceção para de Assis), onde todos são ermitãos à causa do isolamento forçado ou voluntário, é preciso conclamar os homens de cultura para estes problemas.
Perguntar-nos-ão se Osmar Dillon merece esta acusação Não merece. É um jovem esforçado e bastante humilde para não esmorecer diante de críticas como a nossa.  Ao lado de “Ato”, tem produzido outras de valor inegável que, omitidas aqui, não foram por má intenção. Usamo-lo para provar que não somos partidários, sectários, que somos independentes e não somos caolhos, vemos os dois lados. É tão útil reconhecer erros, quanto apontar qualidades. Já dissemos que os erros  são necessários e que aqui ficou uma prova insofismável.  Jamais negaremos ao artista o direito  de errar, jamais cessaremos sua livre iniciativa , tão somente buscaremos orientá-los, partindo doas obras através de sua proposição e resultado dentro do sistema. (...)

 

[ Aqui termina o texto manuscrito...  Talvez ainda apareça outros segmentos em algum lugar de nossos arquivos...] 

 

Fotografar obras de OSMAR DILLON que estão nas paredes da Chácara Irecê...

 


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar